Gelatina de Agar - Agar



O ágar-ágar (agarose, Agar) é uma substancia vegetal, extraída de algumas algas marinhas vermelhas. Possui em sua composição certa de 94% de fibras, além de celulose e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, iodo, selênio, zinco, potássio) e muito pouca proteína. Essa alga tem uma excelente absorção de água e por isso auxilia no emagrecimento gerando alto nível de saciedade por um longo período. Fonte natural de vitaminas A, B1, B2, C e D, auxilia na produção do colágeno, fortalecendo cabelos, unhas e a pele, além de prevenir celulite e estrias e retardar o envelhecimento.

Bom, não é mesmo? E seus benefícios não param por ai, ainda auxilia do sistema digestivo, prevenindo contra a prisão de ventre e deixando seu intestino regulado.

Essa alga absorve 20 vezes o seu peso quando misturada com água.

Após vários testes na utilização do Agar-ágar na culinária, constatei que o único método eficaz é com a utilização do liquidificador. É visível como ela altera de forma rápida, ficando uma mistura espessa. Nem é necessário ferver, mas para que fique uma gelatina perfeita e sem espuma, o ideal é levar ao fogo, após o procedimento no liquidificador, por aproximadamente 3 min. Deixe esfriar e coloque em forminhas e leve a geladeira.

Uma dica importante: No Brasil é necessário se certificar de que o Agar-ágar é puro e não com misturas de maisenas, glicose e outras coisas mais. Para isso basta pedir: Agar-ágar importado ou puro.

Costumo comprar em lojas que vendem à granel e há uma grande diferença de preço quando se pede o Agar-ágar puro. Incrível não é mesmo?

Ou seja: entro na loja e peço Agar-agar e ponto. O que eu recebo? A mistura.

Portanto é importantíssimo verificar a procedência do produto e se beneficiar de todas as suas propriedades.

Para fazer sua gelatina de Agar-ágar você vai precisar de:

500ml de suco de frutas (pode ser suco de uva integral ou o suco de sua fruta de preferência) Só utilizo stevia para adoçar. Se optar pelo suco de uva integral, não é necessário adoçar.

1 colher de sopa de Agar-ágar

Bata no liquidificador até que perceba que sua consistência mudou do liquido para o espesso (aproximadamente 3 minutos).

Leve ao fogo por aproximadamente mais 3 min depois que começou a ferver.

Deixe esfriar, sirva em potes e leve a geladeira depois de morno.

A partir de agora a famíla ficará livre daquela gelatina industrializada feita de restos de animais, açucares, conservantes e vários outros produtos químicos que se encontram naquela gelatina do mercado.

Um viva à saúde e a culinária funcional!





76 visualizações0 comentário