Será que comer gordura engorda?


Gordura não engorda porque ajuda o organismo a queimar gorduras, agindo como um combustível para eliminar calorias, indica Keri Glassman.

As gorduras são essenciais para o crescimento, desenvolvimento, fornecem energia e mantém as membranas saudáveis além de proteger os órgãos.

Eu sei que você provavelmente sempre ouviu ao contrário disso.

Mas gorduras essenciais para o bom funcionamento do corpo são as monoinsaturadas e as poli-insaturadas.

Óleo de coco, nozes, castanhas e as demais oleaginosas, abacate, gema de ovo, azeitonas, peixes como truta, sardinha e sementes, aí estão as principais fontes de gorduras boas.

Essas gorduras não engordam, reduzem o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas, fornecem gorduras essenciais como o Omega 3 e 6, melhoram a memória e a saúde do bebê.

Boas gorduras ajudam o organismo a queimar gordura além de dar saciedade.

Ficou assustado com essas informações?

Pois é! Faz tempo que temos esse tipo de comprovação científica! Mas porque será que isso ainda não se tornou popular? Talvez seja interessante para a indústria farmacêutica manter um alto índice de doenças, obesidades, diabetes,dentre outros problemas. E o alto consumo de fast food? Bolachas recheadas, sucos prontos, ... a lista é enorme da industria alimentícia que se beneficia com a falta de informação e má alimentação da maior parte da população.

Mas o que estou te dizendo aqui não é novidade e é extremamente importante.

Não tenha medo de comer gordura boa. É claro que devem estar em equilíbrio com frutas, verduras, legumes, grão de qualidade.

O baixo consumo dessas gorduras faz com que você tenha fome mais vezes.

Então, antes de acordar e ir direto comer aquele pão, acredite que o consumo de um bom café com algum tipo de gordura e ovos te darão mais energia para começar um bom dia.

Além disso, há comprovação cientifica que uma alimentação saudável incluindo as gorduras boas combatem até casos de histórico familiar de doenças como o câncer. (nota cientifica abaixo – link)

Dentre os benefícios mais importantes no consumo de boas gorduras está na absorção de vitaminas e minerais essenciais para um peso saudável.

Vitaminas A, D, E e K, solúveis em gordura, ou seja, precisam de gordura para absorção, quando não as encontram acarreta em ossos frágeis, dores musculares, dermatites, problemas de coagulação do sangue, dentre outras deficiências.

A falta de gordura leva as pessoas a procurarem outros tipos de nutrientes de baixa categoria, como os açucarados que são desastrosos para a saúde.

Relatório do Forum Nacional de Obesidade e da Colaboração em Saúde Pública da Inglaterra afirma afirma que a maioria das informações sobre uma alimentação saudável estão erradas, acusando os principais órgãos da Saúde Publica de conspirar com a industria de alimentos indicando as gorduras como vilão e responsável pela epidemia mundial de obesidade.

Pessoas com diabetes tipo 2 devem ter uma dieta rica em gordura, ao invés de base em carboidratos, dizem eles.

Esse relatório conclui que a gordura não é um problema e a campanha mundial de cortar gorduras é uma loucura.

Na verdade, a gordura é o único grupo de alimentos que estabiliza níveis de insulina no corpo. Todos os outros – especialmente carboidratos – fazem a insulina subir, algo que leva à gordura a ser armazenada, diz Glassman.

Quem mais sente a falta desse tipo de informação é a população de baixa renda, como demonstra pesquisa lançada abaixo. Precisamos urgentemente modificar tal realidade.

Dessa forma, concluímos que comer gordura não engorda. Isso é um mito, e portanto, deve ser desconstruído. E que o consumo de gorduras ruins, como o óleo de palma, presente em diversos alimentos prontos, fazem muito mal a saúde.


Fontes de Pesquisa:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29861441

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29742682

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29700945

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29489910


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Xilitol

Stevia